100 Anos de Escotismo !!

Este major inglês, ao longo das suas continuas comissões militares pelo mundo, teve contacto com diversas tribos, onde se destaca os Zulu (1880), e com as quais iniciou a sua aprendizagem de tácticas militares (“scouting”).
Durante um pouco mais de 2 decadas, foi desenvolvendo e apreendendo enumeras aptidões, que o levaram a escrever um pequeno manual intitulado "Aids to Scouting", com o qual treinava os seus recrutas, proporcionando-lhes um pensamento independente, o espírito de iniciativa e de sobrevivência no meio envolvente.
Durante um cerco sob o qual esteve envolvido, na localidade de “Mafikeng” na África do Sul, entre Outubro de 1899 e Maio de 1900, criou um corpo de Scouts, ( menos de 15 anos de idade), que desempenhavam tarefas de vigília, de mensageiros, de apoio aos hospitais de campanha, etc.., libertando os militares para o verdadeiro combate.
Quando regressou desta campanha na África do Sul, não só tomou consciência de que o seu manual se tinha transformado num best-seller, usado por professores e organizações de juventude, como também devido ao sucesso do seu corpo de Scouts, lhe foi solicitado que deixasse a carreira militar (já como Tenente-General), e dedicasse o seu tempo a criar e promover o movimento “Scout”.
Surge assim em 1907, o primeiro campo de escotismo, situado em Brownsea Island Scout Camp, na costa sul da Inglaterra.
Em Portugal, foi fundado 5 anos mais tarde por Álvaro de Mello Machado.
Hoje em dia o escotismo é sinónimo de auto-conhecimento, de necessidade de explorar, de descobrir, de vontade de conhecer. É uma forma de educação para toda a vida, aliada a uma forte consciência ambiental e solidária. Revela-se através de um código de conduta exemplar, alicerçados nos Princípios Fundamentais do Escotismo.
Está espalhado por 216 países, com mais de 25 milhões de membros.
Faz assim 100 anos o escotismo.
Parabéns a todos quantos se dedicaram e de dedicam a esta nobre causa!
Em Consciência Critica digo: Sempre Alerta !!!
Palavra de escuteiro.
0 Criticas:
Enviar um comentário
<< Home