domingo, janeiro 07, 2007

100 Anos de Escotismo !!

Faz em 2007, 100 anos, desde que o Major Baden Powell, criou aquela que se viria a tornar na maior organização mundial, não governamental, de juventude.

Este major inglês, ao longo das suas continuas comissões militares pelo mundo, teve contacto com diversas tribos, onde se destaca os Zulu (1880), e com as quais iniciou a sua aprendizagem de tácticas militares (“scouting”).

Durante um pouco mais de 2 decadas, foi desenvolvendo e apreendendo enumeras aptidões, que o levaram a escrever um pequeno manual intitulado "Aids to Scouting", com o qual treinava os seus recrutas, proporcionando-lhes um pensamento independente, o espírito de iniciativa e de sobrevivência no meio envolvente.

Durante um cerco sob o qual esteve envolvido, na localidade de “Mafikeng” na África do Sul, entre Outubro de 1899 e Maio de 1900, criou um corpo de Scouts, ( menos de 15 anos de idade), que desempenhavam tarefas de vigília, de mensageiros, de apoio aos hospitais de campanha, etc.., libertando os militares para o verdadeiro combate.

Quando regressou desta campanha na África do Sul, não só tomou consciência de que o seu manual se tinha transformado num best-seller, usado por professores e organizações de juventude, como também devido ao sucesso do seu corpo de Scouts, lhe foi solicitado que deixasse a carreira militar (já como Tenente-General), e dedicasse o seu tempo a criar e promover o movimento “Scout”.

Surge assim em 1907, o primeiro campo de escotismo, situado em Brownsea Island Scout Camp, na costa sul da Inglaterra.

Em Portugal, foi fundado 5 anos mais tarde por Álvaro de Mello Machado.

Hoje em dia o escotismo é sinónimo de auto-conhecimento, de necessidade de explorar, de descobrir, de vontade de conhecer. É uma forma de educação para toda a vida, aliada a uma forte consciência ambiental e solidária. Revela-se através de um código de conduta exemplar, alicerçados nos Princípios Fundamentais do Escotismo.
Está espalhado por 216 países, com mais de 25 milhões de membros.

Faz assim 100 anos o escotismo.
Parabéns a todos quantos se dedicaram e de dedicam a esta nobre causa!

Em Consciência Critica digo: Sempre Alerta !!!

Palavra de escuteiro.