sexta-feira, março 28, 2008

A cadeira de Provedor da Santa Casa

Acho piada à concepção laica da definição com que se fala hoje em dia da partidarização da sagrada instituição, Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.
Tenho até lido alguns post na blogosfera sobre esta apologia, onde são materializadas as mais mirabolantes teorias e juízos de valor sobre as candidaturas que hoje vão a sufrágio.
Quero em primeiro lugar expressar a minha posição.
Há muitos anos que sou irmão da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, e nessa condição faço questão de ir votar na lista oposta à actual provedora.
Porquê ? Porque entendo que para tudo há um tempo, e porque nos últimos anos, ao contrário dos primeiros, a actual provedora nada deu de novo à instituição, mantendo-a somente em gestão corrente.
Agora, não posso deixar de ficar indignado com o tipo de barbaridades e falaciosas argumentações que tenho por ai ouvido.
Senão vejamos:

Acusam a lista de Alberto Luz de estar a politizar a SCMO. E questiono, então a actual mesa administrativa não é actualmente composta por 80% de cidadãos filiados em partidos políticos. Se não tivesse havido uma cisão entre o PSD, gerando o IOMAF, 60% das pessoas seriam filiados no PSD. Isto é que foi politizar a instituição.

Então e analisando as listas, alguém em sã consciência poderá afirmar que a lista da actual provedora, não é uma amalgama de partidos políticos… vejamos
Provedora -> Deputada Municipal pelo PSD
Vice-Provedor -> Assessor da vereadora Elisabete Oliveira (IOMAF) na CMO e Deputado Municipal pelo IOMAF
Secretário -> Assessor do vereador Emanuel Martins (PS) na CMO
Tesoureiro -> Membro da comissão politica do PSD da secção de Algés
Vogais -> Vereadora Madalena Castro (IOMAF) na CMO
Luísa Lisboa, deputada Municipal pelo PS
Presidente do definitório -> Candidato a vereador pelo PSD nas últimas eleições à CMO
Vogal do definitório -> Assessor do vereador Emanuel Martins (PS) na CMO
Etc…etc… etc…

Como é que alguém tem a coragem de dizer que a outra lista, encabeçada por Alberto Luz está a politizar a instituição. Esta afirmação para alem de escandalosa é vergonhosa e falaciosa.
Confesso que em tantos anos nunca vi uma salganhada tão grande de partidos políticos numa mesma lista para esta instituição.

Só posso depreender da constituição da lista E, que mais não foi do que uma tentativa desesperada da actual provedora para perpetuar o seu poder, muitíssimo bem aproveitada pelo partido socialista.

Aceito assim, o repto do amigo Rui Freitas e também eu apelo para que os irmãos se unam e mudem o rumo da instituição para uma equipa mais jovem e mais homogénea.
E usando a mesma frase, em Consciência Critica digo:

Não fiquem em casa... Votem, por favor... na Lista A, de Alberto Luz

Etiquetas:

As cambalhotas do crocodilo

Se há coisa que aprecio é de facto uma boa cambalhota.
Elas existem de todo o tipo, mais para a esquerda, mais para a direita, e até em jeito de mortal à retaguarda.
É justamente esta questão de cambalhota com mortal à retaguarda que me leva a escrever umas linhas hoje.
Em Novembro de 2007, aquando das eleições para a distrital de Lisboa, todos nós sabemos que houve dois candidatos. Helena Lopes da Costa e Carlos Carreiras.
Também é do conhecimento público que Carlos Carreiras foi apoiado por toda a ala Mendista do partido, e expressamente por Paula Teixeira da Cruz.
O reputado blogonauta “animal rastejante de grande bocarra verde” como também é do conhecimento geral, é um reconhecidíssimo activista anti Helena Lopes da Costa, e logo por consequência… nunca a apoiaria. Tanto é assim que na noite das eleições para a distrital, e depois de se saber que Carlos Carreira tinha ganho, o dito animal fez este post.
Até aqui tudo estava normal, e não havia nada de novo a acrescentar à sua militância activista anti Helena.
O que não é normal, é apenas 5 meses após a eleição de Carlos Carreiras o animal já está para ai a dizer que « Carlos Carreiras tem usado todas as oportunidades para mostrar e demonstrar aquilo que não se deve ser enquanto Presidente de Distrital»
Não lhe fica bem semelhante mortal à retaguarda. É porque a blogosfera tem memória!
Já no que diz respeito à parte do seu post onde tenta amavelmente retratar o sex-appeal de Alda Maria, não poderia estar mais de acordo.
Mas voltando à Distrital de Lisboa, disse na altura aqui, tal como digo hoje, a Helena tinha sido muito melhor opção.

Etiquetas:

domingo, março 23, 2008

Boa Páscoa


Jesus de Nazaré, Jesus Nazareno ou Jesus da Galileia
O nome Jesus, (do
hebraico, Yeshua), que significa "Deus Salva"

“‘Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!’ (Lc 24, 5b-6). Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.

A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência…

Etiquetas:

quarta-feira, março 12, 2008

...sem comentários...


Etiquetas:

quarta-feira, março 05, 2008

...sem comentários...

Etiquetas: ,

segunda-feira, março 03, 2008

Grave! e com direito a novela na blogosfera

Infelizmente Oeiras é novamente destaque em jornais, neste caso o 24 horas de hoje, pelos piores motivos. Desta vez diz respeito a suspeitas de irregularidades na Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, cuja provedora é a Dra. Eduardo Godinho, ilustre militante do PSD do concelho, e deputada municipal pelo partido em Oeiras.

A serem confirmadas as suspeitas aqui relatadas, é efectivamente vergonhoso que uma instituição de referência no espectro da solidariedade social, seja no fundo, mais uma “empresa” que serve os interesses pessoais de uns quantos, em detrimento de tantos dos que precisam de apoio.

Efectuando uma busca um pouco mais alargada, descobrimos 2 blogs que retratam estas questões.
A curiosidade nestes blogs é de que um deles acusa e denuncia irregularidades, talvez “encomendado” por alguém que não gosta da Sra. Provedora, o outro, nitidamente “encomendado” pela Sra. Provedora, para se defender e injuriar o autor do blog acusador. Enfim uma autêntica novela na blogosfera.

Etiquetas: